Skip to main content

Master Control escancara a obsolescência, prevê falhas e leva administradores de TI a repensar estratégias.

Implante acesso remoto também em sua empresa.
Baixe gratuitamente, teste por 7 dias e tire todas as suas dúvidas, com nosso suporte.

Recentemente, administradores de TI e suporte têm sido confrontados com revelações esclarecedoras do Software Master Control sobre a obsolescência do parque de computadores instalados. Essa revelação tem gerado surpresa em muitos casos. Pela primeira vez, muitos estão percebendo a extensão dos problemas potenciais enfrentados por suas infraestruturas, desde a degradação do armazenamento até o uso excessivo de processamento.

Descobrir que mais de 30% dos computadores estão desatualizados e que cerca de 14% correm o risco iminente de falhas é impactante, evidenciando uma lacuna significativa entre percepção e realidade no estado dos sistemas de TI da empresa ou dos computadores de  seus clientes sob sua responsabilidade. Esta nova conscientização está levando os administradores de Ti e de Suporte Técnico a reconsiderar suas estratégias de manutenção e atualização, reconhecendo a urgente necessidade de um plano de ação para garantir a segurança e a eficiência contínua das operações empresariais.

O avanço tecnológico é contínuo, levando à inevitável obsolescência dos equipamentos. Muitas vezes, esses sistemas são mantidos em operação por longos períodos sem uma avaliação adequada de seu desempenho e capacidade, ou devido à falta de recursos. Além da vida útil esperada, as atualizações de sistemas operacionais e aplicativos também tornam o hardware obsoleto. O software Master Control se destaca como uma ferramenta valiosa para detectar e alertar sobre a obsolescência, além de prever falhas nos computadores, identificando questões que, de outra forma, só seriam reconhecidas após uma falha. Essa capacidade preditiva é crucial, especialmente em ambientes que incluem servidores, onde problemas podem ter um impacto significativo na operação de uma empresa ou seus clientes.

Considerando que um parque instalado de computadores consiste no conjunto de dispositivos informáticos (hardware e software) atualmente em uso por uma empresa, organização ou sob sua responsabilidade. Isso inclui computadores de seus clientes, que podem variar em idade, capacidade e desempenho, mas são essenciais para as operações diárias. Vamos então explorar alguns detalhes sobre obsolescência, degradação e principalmente prevenção.

Degradação do armazenamento

Degradação do armazenamento é um dos problemas mais críticos relacionados à obsolescência. Tanto discos rígidos (HD) quanto discos de estado sólido (SSD) podem ter vida útil limitada, influenciada por diversos fatores. O software Master Control monitora a saúde desses dispositivos, alertando e exibindo sinais de falha iminente no painel do operador através dos parâmetros da tecnologia S.M.A.R.T. (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology).


Isso evidencia que uma parte significativa do parque instalado, aproximadamente 14%, está em risco iminente de perda de dados devido a falhas no armazenamento. A perda de dados pode resultar na irreparável perda da confiança dos clientes. Se uma empresa não consegue proteger as informações de seus clientes, é provável que eles busquem serviços em outro lugar, o que pode acarretar perda de receita e danos à reputação da marca. Além disso, considerando que os negócios contemporâneos não se fundamentam apenas em estruturas físicas, mas também em dados, a perda dessas informações pode significar a própria perda do negócio.

Saiba AQUI, mais informações sobre monitoramento de armazenamento.

Consumo Excessivo de Processador e Memória

Outro aspecto crucial é o uso de processadores antigos e a falta de memória RAM suficiente. De acordo com o Master Remote, aproximadamente 30% dos computadores enfrentam problemas relacionados ao desempenho do processador e à escassez de memória. Essa situação pode levar à lentidão, travamentos frequentes e dificuldades no processamento de tarefas mais exigentes. Frequentemente, esses problemas são causados pela constante atualização dos sistemas operacionais e aplicativos, que aumentam os requisitos de hardware, sublinhando a necessidade urgente de atualização ou substituição desses componentes.

Saiba AQUI, mais informações sobre monitoramento de hardware.

Saiba AQUI, mais informações sobre monitoramento de backup.

A Importância da Prevenção, Manutenção e Atualização

Com base nessas informações, fica claro que o planejamento para prevenir falhas, realizar manutenção corretiva e atualizar o parque instalado de computadores são fundamentais para garantir o funcionamento eficiente e a operação suave de uma empresa. No entanto, é crucial que os profissionais percebam que, uma vez que um alerta como o S.M.A.R.T. surge, a intervenção deixa de ser preventiva e passa a ser corretiva, pois o problema já existe, mesmo que ainda não tenha causado uma parada completa. Isso se torna especialmente crítico quando se trata de servidores. Ignorar a degradação e a obsolescência desses sistemas pode resultar em perda de produtividade, aumento dos custos de manutenção e, em casos extremos, perda irreparável de dados.

As informações fornecidas pelo Master Control são essenciais para mapear a situação e planejar a manutenção, permitindo que os técnicos intervenham de forma proativa, evitando interrupções nas operações e reduzindo os riscos de falhas graves.

Baixe nosso software de acesso remoto e teste gratuitamente.